Pular para o conteúdo principal

O Vinho Celestial da Graça

English version
Em De Vita Libri Tres Marsilio Ficino (1433 – 1499) nos conta: “Mas seria seguro para a sua saúde se você misturasse com as coisas solares, que são Joviais e ao mesmo tempo Venéreas – umidades Venéreas tais como a água e suco de rosas e violetas, porque moderam o calor Solar.” (Ficino: 313)

Ficino via a raça humana como predominantemente Solar, da mesma maneira que os autores de Picatrix e Kitab Thakarit Al Ishkandar viam; mas como o Sol pode se tornar inclemente deixar o campo infértil, da mesma forma o excesso do Sol pode fazer tanto o corpo como a alma humana seca e sem vida. É importante, portanto, abrandar os raios reais do Sol e sua liberação de vapores natural, como uma forma de induzir a harmonia entre as partes do complexo humano. Provavelmente Ficino foi inspirado pelo tratado de Arnoldus Villa Novas (1235 – 1311) sobre as variedades do vinho, Liber de Vinis, uma obra que detalha uma seleção de vinhos que podem ser utilizados somente para propósitos medicinais. Ficino também recomendava um consumo regular de vinho tinto, que deveriam ser mais frutados do que escuros e amadeirados. Vinhos escuros e aromáticos, aqueles com um sabor de couro e bagas silvestres eram consideradas como atraentes das qualidades de Saturno, e iriam então estimular a melancolia.

Uma boa adição à dieta diária é, portanto, um vinho preparado de forma apropriada que possui a função única de balancear a qualidade predominante da humanidade, o Sol, em direção de duas fortunas celestiais, Júpiter e Vênus. O simples procedimento à seguir pode ser empregado para gerar um vinho medicinal que pode fazer parte da dieta diária, mas lembre-se que a regra de ouro de Villa Nova, de sempre comer algum pão e beber um pouco de água antes de beber vinho...

Primeiramente você deve obter uma raiz fresca de alcaçuz e em um Sábado, na hora do Sol, você colocar a raiz em um jarro de brandy, armanaque ou conhaque. Deixe o jarro aberta e coloque-a sobre um pentáculo do Sol. Quando a hora passar feche-o e mantenha assim por quarenta dias. Limpe-o de seu corpo e mantenha esta solução alcoólica infusa com as virtudes da raiz.

Em uma manhã de sexta feira, adquira duas garrafas de vinho tinto doce. Tome um pentáculo de Vênus e deixe uma das garrafas destampadas sobre o pentáculo. Acenda uma vela para Vênus e recite seu hino.

Enquanto o vinho absorve os vapores venéreos, você deverá macerar um punhado de folhas de louro juntamente com pétalas de rosas (e violetas). Deixe descansando até a hora de Júpiter, quando você irá filtrar bem o vinho, retirando seu corpo.

Tome o pentáculo de Júpiter e sobre ele coloque o vinho da maceração. Acenda uma vela para ele e recite seu hino. Aguarde até a hora do Sol e tome seu pentáculo. Reuna os três pentáculos e novamente recite os hinos e acenda as velas para os três planetas. Você então deve misturar em uma nova garrafa o vinho macerado, o vinho de Vênus e as virtes do alcaçuz.

Deixe as mistura descansar por sete dias, mas diariamente, nos primeiros cinco dias, agite a garrafa. No sétimo dia e hora de Vênus, você coará esta mistura e obterá assim o vinho que traz o equilíbrio da saúde humana, levando-o à natureza e felicidade.

Os corpos podem ser usados para refinamentos futuros do vinho, ao extrair os sais e assim produzir o elixir, se você você souber como seguir adiante, se não, entregue o corpo de volta à terra.

Postagens mais visitadas deste blog

A Quimbanda FAQ

In this article I will try to answer some questions concerning Quimbanda that surfaces with frequency. Questions concerning how to work this cult solitary and somehow dislocated from the cultural climate of understanding here in Brazil are frequently asked as are questions concerning the magical tools, such as guias, patuás and statues, available to the general public.
I want to be initiated in Quimbanda, how do I proceed with that? When we speak of initiation in the perspective of Quimbanda we are speaking of a true and intense merging with spirit that involves a pact/agreement, a spirit vessel (assentamento), ordeal and oath. There are elements used in this process that are common to every house/terreiro/cabula/lineage of Quimbanda that reveals a common origin. There are different varieties of Quimbanda in Brazil, and the expression of the common root, will always depend of the constellation of spirits we find in the tronco. In other words, a ‘Casa de Exu’ that is dominated by Exu Mor…

The ‘firmeza’ of Quimbanda

Quimbanda is a cult centred on the direct and head on interaction with spirit, hence developing mediumistic skills and capability in spirit trafficking is integral and vital to working Quimbanda. Possession is a phenomenon that intrigues and also scares. After all we have all seen movies like The Exorcist and other horror thrillers giving visual spectacles to how hostile spirits can take over the human body, mind and soul in intrusive and fatal ways. But possessions do find a counterpart in the shamanic rapture as much as in the prophet whose soul is filled with angelic light that makes him or her prophetic. Possession is not only about the full given over of your material vessel to a spirit that in turn uses the faculties of the medium to engage various forms of work. Inspiration, dream and to be ‘under the influence’ are potentially valid and worthy avenues for connecting with spirit. Yet another avenue for good spirit trafficking is the communion, or what Jake Stratton-Kent calls ‘…

St. Cyprian of the Black Cat Bone

Today on the feast day of St. Cyprian and Sta. Justina on the 26th of September Sacred Alchemy Store is offering St. Cyprian of the Black Cat Bone as our offering in honor of this enigmatic and precious saint, patron of necromancy and one of many saints dressing well the garments of folk Catholicism. 
The charge has been made in the course of the nine days of Cyprian, prayers to the left and to the right along with anointments and fumigations at midday and midnight hath been done to bring in the Sun at midday and the Sun at midnight to enforce the feline sorcerous juices resting within this icon balancing the Sun both white and black equally. And in truth the black cat bone is not a metaphor here, but the nail that serves as the axis for this sorcerous offering and carried within the saint.  
St. Cyprian is amongst those powers that those of us from the old persuasion might deem a ‘witchcraft saint’, a terminology that tend to generate a great deal of resistance amongst contemporary pra…