Pular para o conteúdo principal

O Temor da Matéria

English version
Nos fragmentos filosóficos particularmente longos do filósofo dinamarquês Soeren Kierkegaard (1813 -1855) encontramos: “observe, o sofrimento do homem não é sua morte, mas sua vida toda é uma história de sofrimento; e é o amor que sofre, o amor que se dá do nada. Que admirável renúncia!” Com isto ele está lamentando a morte do amor, e como o desespero e temor tomou seu lugar. A modernidade encontra seu significado no sofrimento. Vivemos em um mundo sob controle negativo, sempre há demandas e códigos de conduta que nos são dados pela nossa sociedade ou de nossa história pessoal, e nos engajamos neles para evitarmos a punição. O amor se tornou um servente egoísta de necessidades imediatas e um escape de manipulação.

Kierkegaard via o temor da morte tomando o lugar do amor, Sartre viu a asfixia entrando na cena e para Nietzsche a conclusão era que o bem estava morto. Pois certamente, se Deus é Amor e amor não é sofrimento e auto-engano – o Deus dos antigos morreu com a chegada da modernidade. O que aconteceu foi que com as meditações e subsequentes experimentações de Descartes para provar a ordem divina, ele também pavimentou o caminho para o dualismo moderno. Era suficiente que fosse uma matéria perceptível aos sentidos e a percepção de nossos arredores, auxiliados por uma forma inferior de razão que abriram espaço para racionalizarmos para longe de Deus. Hoje em dia, pensamos em Deus de formas muito personalizadas, e vemos deus em nós mesmos e não mais um reflexo divino. Para os antigos, como Platão, Porfírio, Tomás de Aquino e Marsilio Ficino, Deus era amor. Então, ao expulsar Deus da equação do ser, expulsamos o amor. Não que Deus SEJA amor com tal, mas é através do amor que ganhamos o conhecimento dos perimetros divinos que definem a tangibilidade divina.

Com o cartesianismo, a ação à distância foi negada. Não havia mais graça ou raios divinos, e o homem se fechou em um universo corpuscular onde ele mesmo se tornou o autor de seu próprio destino, de acordo com a posição do nosso corpo em tempo e espaço.

O dualismo moderno não é está na relação da crença em bem e mal, não está na crença da queda e redenção, mas na crença ou descrença. No dualismo, a crença em amor e Deus, se tornou uma escolha pessoal. Disto se ergue o desespero, porque nos sentimos alienados e perdidos – não estamos mais conectados. Quando Baudelaire descreveu o amor como uma fonte de sangue que jorrava para que as prostitutas bebessem, ele mediu o temor e a alienação de formas que transcendem o temor e sofrimento de Kierkegaard. Para Baudelaire, a alienação da fonte se tornou uma vala de infecções e seu amor uma paixão de miséria e angústia.

Com Descartes a razão foi deslocada das emoções e do corpo; se tornou o monitor encarnado da verdade. O resto eram somente leis estéreis, e enquanto se poderia realizar um pensamento racional sobre a matéria, a com racional me referia-se à percepção diligente das atividades da matéria. Mas a percepção mental da matéria irá somente se engajar em uma 'admirável renúncia' – juntamente com o sofrimento naturalmente surgirá daí. O Homem é mais do que seu corpo, o Homem é microcosmo, a imagem divina da ordem celestial, a amálgama é amor. Então, por amor e bondade, pela compreensão de nossa participação em todas as coisas visíveis e invisíveis, podemos também alcançar as vias de nosso destino feliz, e se tivermos coragem o suficiente, podemos bater às portas de Eros...

Postagens mais visitadas deste blog

Quimbanda Workshop (Umbanda & Quimbanda) 2022

The Cabula/Temple Meia-Noite da Encruzilhada will arrange for its yearly workshop of Quimbanda from 7 th of September to the 11 th of September 2022 . The workshop will this year also cover Umbanda , hence we will make a workshop under the greater umbrella of ‘ macumba ’. The workshop will be held in Brazil, in the state of Minas Gerais on a Farm located in the midst of the forest, 100 km from the airport Guarulhos in São Paulo. In this workshop we will offer traditional Umbanda baptism and we will offer the first initiatic step in the ladder of Quimbanda , what is often called vinculação , a ceremony working on the same level as a baptism that aims towards establishing a true and strong bond with your Exu and Pomba Gira. These initiatic steps will be followed by a full Gira (drumming) where also the spirits of Umbanda will be celebrated as we move from these spirits of forest and wisdom towards Exu and Pomba Gira during the celebration. These important parts are mediated by se

The ‘firmeza’ of Quimbanda

Quimbanda is a cult centred on the direct and head on interaction with spirit, hence developing mediumistic skills and capability in spirit trafficking is integral and vital to working Quimbanda. Possession is a phenomenon that intrigues and also scares. After all we have all seen movies like The Exorcist and other horror thrillers giving visual spectacles to how hostile spirits can take over the human body, mind and soul in intrusive and fatal ways. But possessions do find a counterpart in the shamanic rapture as much as in the prophet whose soul is filled with angelic light that makes him or her prophetic. Possession is not only about the full given over of your material vessel to a spirit that in turn uses the faculties of the medium to engage various forms of work. Inspiration, dream and to be ‘under the influence’ are potentially valid and worthy avenues for connecting with spirit. Yet another avenue for good spirit trafficking is the communion, or what Jake Stratton-Kent ca

NEW ARRIVALS AT SACRED ALCHEMY STORE

Greetings; We are here presenting the first of a series of new services and products, for more information, just click the link embedded in the headers... Thank you for having made possible ten years of Sacred Alchemy Store!  Sweetening work We are now offering works for sweetening people. The motivation for doing this can be varied, ranging from creating a docile and harmonious field between you and someone you seek to know better. It can be done in order to calm down someone who is in turmoil and distress as it can be done for making some person holding your Fate in their hand to become more kindly disposed towards you. We perform these sweetening works either through the intervention of Pomba Gira or more commonly we resort to the technology of Umbanda and work within the wonderful realm of caboclas in the realm or Oxum. The working is not a one time working, but a sequence of smaller workings over the course of a week that leads to the construction of what we can call the ‘sw