Pular para o conteúdo principal

A Alquimia da Iniciação de Orisa




Uma tradição deve expressar algumas facetas particulares para ser corretamente referida como tradição, de outra forma ela é uma presunção, uma pseudo-tradição. Uma tradição necessita expressar uma mundovisão e também necessita uma sucessão de conhecimento que em última instância revela a conexão com espírito, mais comumente através do intercessor humano que serve como um intermediário na corrente de transmissão. Nesta última, a corrente de transmissão, é suficiente apontar à quantidade de discussões e batalhas de egos que ocorrem entre tantas crenças derivadas das Africanas no Novo Mundo para ao menos sugerir que a conexão com a fonte é na melhor das hipóteses, falha, dada a apresentação puramente profana aos mistérios atemporais. Isto também é revelado em como as pessoas, ao assumir o papel de sacerdotes, institucionalizam automaticamente disfunções de todos os tipos. Estas disfunções revelam-se nos jogos de poder, que variam das mentiras, engodos e o uso de mecanismos de controle de várias formas, onde o medo parece ser o fator principal.

Na teologia de Ifá, isto é conhecido como ‘ibi Egun’. Ibi Egun não significa que a morte (Iku) está atrás de você, como é geralmente visto pelos intérpretes modernos, mas que os ancestrais trazem má fortuna simplesmente porque sua última peça na corrente de ancestralidade demonstra padrões disfuncionais de comportamento que são característicos de sua família. Isto significa que estamos caminhando por uma trilha inútil para alcançarmos nossas metas, mas que nos mantemos nela porque nos identificamos com esta trilha em particular. O que ocorre é que os padrões inúteis são individualizados e nós continuamos com a maldição familiar – maldição no sentido de má fortuna – tornando-nos ‘proprietários da maldição’, ou Ol’Ibi simplesmente. Agora que já falamos de corrente de transmissão da luz da fonte, é talvez necessário apontar as más interpretações e más representações dos Orisa e como eles trabalham em nossas vidas. Se entendermos a natureza dos anjos em conformidade com a doutrina Tradicional, ela harmoniza com o conceito de Orisa. A doutrina tradicional concernente à natureza dos anjos de forma aplicável aos Orisas é encontrada em Mysterium Magnum de Böhme, onde lemos:

“a criação dos anjos tem um início, mas as forces de onde eles foram criados nunca conheceram um início, mas estavam presentes no nascimento do eterno início... Eles nasceram da Palavra revelada, à partir da natureza eternal, escura, ardente e luminosa, do desejo pela revelação divina, e têm sido transformados em imagens ‘criaturizadas’”, ou como o sábio e profeta René Guénon disse: “fragmentadas em criaturas isoladas”.

Isto significa que anjos representam idéias da razão divina que se tornaram reveladas. É também interessante ver que Böhme expressa claramente uma visão similar sobre a criação que encontramos em Ifá, onde as “forças” que ele fala são claramente sinônimas com o tecido da criação, ou seja, Odù. Odù são os padrões de energia da Criação que fazem com que a existência spiritual conhecida como Imole (Casas da Luz) sejam trazidas ao estado invisível, que dão nascimento às suas condições visíveis em Irunmole, e que se mostram na luz das estrelas e corpos planetários. Na Terra, estes padrões energéticos da Criação, todos os 256 deles, expressam tipos diferentes de consciência. Os diferentes tipos de consciência se expressam em diferentes personalidades, que demonstram uma relação com um Orisa em particular. Daí temos os comentários que geralmente ouvimos, que somos filhos ou filhas deste ou daquele Orisa.


Em nossa sociedade moderna que sustenta sobre classificações inúteis e idéias erradas sobre valor e quantidade, também ao Orisa é geralmente dado um horizonte partindo de uma perspective muito humana. Mesmo que agora vejamos ou aceitamos a isto, o homem tende a medir o mundo usando seu próprio ego e estado mundano como regra e compasso. Este é um erro sob a luz da doutrina tradicional, que se ancora no não-manifesto e simplesmente vê neste assunto uma contração do divino, que é tão grande que a ilusão da fragmentação é assumida como realidade dentre os humanos.

A meta da teologia de Ifá enquanto refere-se aos Orisa é encontrada na palavra Ìgòkè, a qual Baba Falokun traduz para ‘ascenção’. Ìgòkè refere-se como transgressão da consciência individual rumo à fonte. Isto é alcançado quando orí inú, ou seu self interno – e não a mascara condicionada e egoísta que você acredita que seja o seu self – forma um elo com Ìponri, o self superior. Quando isto ocorre, o elo com Orisa é feito em um nível supremo, e o OlÓrisa se torna uma manifestação do Orisa da pessoa. Em termos metafísicos, isto significa que o Ol’Orisa olha para cima e rumo à fonte e forma um elo com a expressão tangível com as divinas idéias. Ao se voltar para a fonte um renascimento da matéria, por assim dizer, também ocorre, desde que o espírito que anima a matéria partirá da fonte e não do self egoisticamente construído. O Ol’Orisa se torna uma expressão natural de um padrão da criação, uma consciência trazida pelo Orisa e expresso de formas únicas através do alinhamento da pessoa com a fonte. É como se fundir o Amor com o Amado, e é neste ponto que se pode realmente dizer que aquele é Ol’Orisa, dono do Orisa, ou que se é dono de sua própria consciência. Ase O O dabo!  


Postagens mais visitadas deste blog

The ‘firmeza’ of Quimbanda

Quimbanda is a cult centred on the direct and head on interaction with spirit, hence developing mediumistic skills and capability in spirit trafficking is integral and vital to working Quimbanda. Possession is a phenomenon that intrigues and also scares. After all we have all seen movies like The Exorcist and other horror thrillers giving visual spectacles to how hostile spirits can take over the human body, mind and soul in intrusive and fatal ways. But possessions do find a counterpart in the shamanic rapture as much as in the prophet whose soul is filled with angelic light that makes him or her prophetic. Possession is not only about the full given over of your material vessel to a spirit that in turn uses the faculties of the medium to engage various forms of work. Inspiration, dream and to be ‘under the influence’ are potentially valid and worthy avenues for connecting with spirit. Yet another avenue for good spirit trafficking is the communion, or what Jake Stratton-Kent ca

A Quimbanda FAQ

In this article I will try to answer some questions concerning Quimbanda that surfaces with frequency. Questions concerning how to work this cult solitary and somehow dislocated from the cultural climate of understanding here in Brazil are frequently asked as are questions concerning the magical tools, such as guias, patuás and statues, available to the general public. I want to be initiated in Quimbanda, how do I proceed with that? When we speak of initiation in the perspective of Quimbanda we are speaking of a true and intense merging with spirit that involves a pact/agreement, a spirit vessel (assentamento), ordeal and oath. There are elements used in this process that are common to every house/terreiro/cabula/lineage of Quimbanda that reveals a common origin. There are different varieties of Quimbanda in Brazil, and the expression of the common root, will always depend of the constellation of spirits we find in the tronco. In other words, a ‘Casa de Exu’ that is dominated

Luxuria: The Seven Sins - part II of VII

"But every man is tempted, when he is drawn away of his own lust, and enticed. Then when lust hath conceived, it bringeth forth sin; and sin, when it is finished, bringeth forth death." - James 1: 14 - 15 -      Luxuria , or better known as lust is by John Cassian understood to be the very womb of sin and death in accordance with James 1. Whereas pride/hubris is the seed of sin, lust is the womb of the sinful seed. Today the word ‘lust’ carry an overtly sexual and hedonist flavor and in truth one of the predecessors of ‘luxuria’ is found in the activity related to porneia or prostitution, but more than this, luxuria is a thymus , an appetite. Perhaps the most proper idea that still carries on the inherent idea of ‘luxuria’ is actually luxury – in other words, an excess. In Antiquity as in galenic medicine all disease was caused by excess of something, in the cause of ‘luxuria’, we are speaking of an excess of pleasing oneself. This self pleasing is of a nature tha