Pular para o conteúdo principal

Artes da Noite - Entrevista e Promoção de Lançamento

O escritor Nicholaj Frisvold e a representante da Editora Rosa Vermelha, Letícia Lobo, em uma conversa animada na estréia do livro realizada na Saraiva Megastore, em Curitiba.
Editora Rosa Vermelha - Como surgiu a idéia de escrever um livro? Como surgiu o interesse por este tema específico?
Nicholaj - Sempre gostei de estudar e escrever, desde quando aprendi a ler e escrever. Para mim, as palavras sempre carregaram um efeito magnético. Meus primeiros escritos foram romances e poesia, e minha primeira publicação foi uma coleção de poesias, em 1988. A idéia de escrever livros educativos ao invés de romances nasceu claramente da combinação do interesse acadêmico, da percepção de que há pouca disponibilidade de livros sólidos que abordam a magia popular de maneira séria e verdadeira e de meu próprio envolvimento, como peregrino das Artes desde os quinze anos.
ERV - Este livro já foi lançado em algum país? Quando?
Nicholaj - Arts of the Night, a versão em língua inglesa, foi lançada em 2008.  
ERV - Do que trata o livro?
Nicholaj - O livro aborda a idéia da bruxaria como uma realidade poética que pertence à humanidade em uma sucessão de orientação ocidental desde a Mesopotâmia. A bruxaria é tratada como uma parte importante e integrada de nossa herança como seres humanos. Dado o ritmo acelerado em que nosso mundo se torna cada vez mais cético e materialista, acabamos perdendo os valores tradicionais implícitos nos reinos invisíveis, descartados como supersticiosos.
ERV - Ainda virão mais livros? São uma continuação do “Artes da Noite”? Já tem os títulos? Serão quantos livros? Quais os temas?
Nicholaj - Sim, vários. O próximo livro ainda trata do mesmo tema, bruxaria, mas enfoca a prática bem como os princípios que fluem sob ela. Dois livros sobre crenças de inspiração congolesa, Palo Mayombe e Kimbanda deverão ser lançados em breve. E, lógico, não poderia deixar de escrever sobre as inspirações mágicas no sexo e erotismo.
ERV - Como foi o início de seu contato com o ocultismo?
Nicholaj - Deixe-me primeiro ressaltar que não me considero um ‘ocultista’ tal como é crença comum. Aprofundei-me em metafísica tradicionalista, o que produz uma perspectiva sobre o mundo e o ‘mistério’ que não se interessa e nem tem a necessidade de ‘ocultar os mistérios’. Meus primeiros encontros com o reino invisível começaram quando eu ainda era um menino e eram muitas vezes assustadores. Quanto mais eu tentava encontrar sentido nisto, menos encontrava satisfação nas explicações ditas ‘racionais’ da ciência contemporânea. Foi assim que comecei uma busca sincera para entender o mundo, a ambos, o visível e o invisível. Com o mesmo empenho que busquei as vias acadêmicas, estudando psicologia social e antropologia, busquei também o contato, informação e treinamento em diversas tradições espirituais.
ERV - As pessoas relacionam a Bruxaria com o Mal, esta é uma visão correta?
Nicholaj - A idéia do “Mal”é muito complexa, e às vezes muito real. Acredito que com o conhecimento chega a compreensão tanto do bem quanto do mal. A idéia do “mal” também mudou através da história. O homem moderno percebe a bruxa medieval muito mais como uma tolice supersticiosa do que um mal real – exceção feita, claro, pelos cristãos pentecostais, que dependem da existência do mal para que seu culto seja possível. É suficiente ler os jornais e observar as caçadas de bruxas no oeste da África e ver como o pentecostalismo é fascinado com a existência do mal invisível a ponto de se tornarem irracionais. Na história, mitologia e literatura, fica claro o papel da bruxa como elemento de desafio, que testa a resistência da virtude do herói. Como a bruxa se transforma em uma despachante do ‘maligno’ é uma das idéias que espero que o leitor faça por si, o que faço é delinear esta figura como retratada através da minha pesquisa.       
ERV - Por que a maioria das pessoas tem esta visão da bruxaria?
Nicholaj - É a conseqüência do espírito materialista dos tempos modernos, onde o valor de um indivíduo é medido pelos seus bens materiais, de racionalismo empírico e  puramente mercadológico. É um tempo que possibilita a escolha de não se acreditar mais em Deus. Isto não era uma opção antes de Descartes. A bruxa arquetípica se tornou fantasia, ora um personagem da Disney, ora uma personagem neo-hippie que convincentemente anuncia que só pratica ‘o bem’.  Espero contribuir para mudar esta percepção.
ERV - Qual a importância da bruxaria na história? O que ela gerou?
Nicholaj - Se abordada com interesse, acredito que podemos experimentar uma maior compreensão da nossa crua humanidade, de nosso senso de individualidade religiosa e de percepção dos múltiplos papéis espelhados na jornada humana.  Sua poesia invisível fortifica nossa experiência com sentido. A bruxaria sempre foi o tecido dos contos de fadas, o manancial vívido dos sonhos, inspirações e consolo.
ERV - Como a Bruxaria é vista pela antropologia?
Nicholaj - A tendência, não só da antropologia, mas geral, é observar os ‘fatos’ de uma perspectiva que assume a civilização ocidental como a mais avançada de todas. Se outra cultura traz valores diferentes do paradigma ocidental a tendência ainda é a de diminuí-la. Aos poucos surgem alguns antropólogos corajosos que procuraram envolvimento com o que estão estudando, e aos poucos admitem estas possibilidades, antes rotuladas como superstição, como possíveis realidades. Um exemplo mais recente foi a etnografia de Todd Ochoa sobre Palo Mayombe, ‘Society of the Dead’, que demonstra com excelência como estas duas vertentes estão ligadas, resultando em um estudo que toma a experiência religiosa do praticante de forma séria, bem como segue o escrutínio acadêmico ao tratar o material em mãos.
ERV - Como foi o lançamento do livro no Brasil? O que você espera deste livro com relação ao público brasileiro?
Nicholaj - Antes do lançamento havia um interesse massivo no livro, muitas pessoas entrando em contato perguntando quando ele seria lançado no Brasil. Pessoalmente acredito que o público brasileiro esteja, atualmente, preparado para receber este livro, pois até agora têm sido servidos por uma maioria de autores que partem de duas perspectivas completamente opostas, de religiosos ou de acadêmicos. Espero que este livro se torne uma inspiração a outros que queiram expressar suas perspectivas, independentes da rigidez acadêmica, mas fornecendo clareza, abrangência e fundamentação típicas dos estudiosos sérios. Também espero que os peregrinos das Artes possam expandir seus horizontes ao compreender a origem de suas crenças, concordando ou discordando do que delineei no livro, exatamente para estimular este tipo de debate.
ERV - Qual sua nacionalidade? Quais suas ligações com o Brasil? Como antropólogo, como você vê o Brasil?
Nicholaj - Sou norueguês. Visitei o Brasil pela primeira vez há nove anos em uma pesquisa de campo sobre os cultos de inspiração africana no Brasil, em particular a Kimbanda. Devo admitir que apaixonei-me pelo país e pela mulher que viria a ser minha esposa. Não gostaria de viver em qualquer outro lugar. Brasileiros são criativos e bons companheiros, a terra é vibrante, verde e bela. Isto é paraíso!
ERV - Quer deixar algum comentário?
Nicholaj - Gostaria, em primeiro lugar, de agradecer a oportunidade desta entrevista. Espero que meus livros aqui no Brasil possam ser recebidos como uma fonte de informação honesta e confiável, capaz de expandir nossa apreciação pela riqueza e diversidade espiritual no mundo. Uma parte de meu projeto pessoal é minimizar o vão entre a espiritualidade e a vida cotidiana, pois hoje há uma tendência em enxergar o sagrado como algo separado da atividade ordinária. Se trouxermos o sagrado de volta a nossas vidas, acredito que isto enriquecerá e iluminará nossa existência e a experiência da vida.

O livro Artes da Noite pode ser encontrado na rede de livrarias Saraiva e através da própria Editora Rosa Vermelha, com uma Super Promoção de Lançamento  . Confira!

Postagens mais visitadas deste blog

The ‘firmeza’ of Quimbanda

Quimbanda is a cult centred on the direct and head on interaction with spirit, hence developing mediumistic skills and capability in spirit trafficking is integral and vital to working Quimbanda. Possession is a phenomenon that intrigues and also scares. After all we have all seen movies like The Exorcist and other horror thrillers giving visual spectacles to how hostile spirits can take over the human body, mind and soul in intrusive and fatal ways. But possessions do find a counterpart in the shamanic rapture as much as in the prophet whose soul is filled with angelic light that makes him or her prophetic. Possession is not only about the full given over of your material vessel to a spirit that in turn uses the faculties of the medium to engage various forms of work. Inspiration, dream and to be ‘under the influence’ are potentially valid and worthy avenues for connecting with spirit. Yet another avenue for good spirit trafficking is the communion, or what Jake Stratton-Kent ca

A Quimbanda FAQ

In this article I will try to answer some questions concerning Quimbanda that surfaces with frequency. Questions concerning how to work this cult solitary and somehow dislocated from the cultural climate of understanding here in Brazil are frequently asked as are questions concerning the magical tools, such as guias, patuás and statues, available to the general public. I want to be initiated in Quimbanda, how do I proceed with that? When we speak of initiation in the perspective of Quimbanda we are speaking of a true and intense merging with spirit that involves a pact/agreement, a spirit vessel (assentamento), ordeal and oath. There are elements used in this process that are common to every house/terreiro/cabula/lineage of Quimbanda that reveals a common origin. There are different varieties of Quimbanda in Brazil, and the expression of the common root, will always depend of the constellation of spirits we find in the tronco. In other words, a ‘Casa de Exu’ that is dominated

Luxuria: The Seven Sins - part II of VII

"But every man is tempted, when he is drawn away of his own lust, and enticed. Then when lust hath conceived, it bringeth forth sin; and sin, when it is finished, bringeth forth death." - James 1: 14 - 15 -      Luxuria , or better known as lust is by John Cassian understood to be the very womb of sin and death in accordance with James 1. Whereas pride/hubris is the seed of sin, lust is the womb of the sinful seed. Today the word ‘lust’ carry an overtly sexual and hedonist flavor and in truth one of the predecessors of ‘luxuria’ is found in the activity related to porneia or prostitution, but more than this, luxuria is a thymus , an appetite. Perhaps the most proper idea that still carries on the inherent idea of ‘luxuria’ is actually luxury – in other words, an excess. In Antiquity as in galenic medicine all disease was caused by excess of something, in the cause of ‘luxuria’, we are speaking of an excess of pleasing oneself. This self pleasing is of a nature tha