17/03/2011

A Casa de Cartas na Terra do Amor


Ifá é uma fé que valoriza o Amor sobre todas as coisas, porque o Amor é a cola cósmica que apela para a alma de tal maneira que ela deseja descobrir sua estação e seu destino. Os ideais modernos são geralmente desafiadores do Amor, porque amar é sinal de fraqueza em face à ambição. Ifá nos ensina que os imortais descenderam para Ile Ifé – que significa literalmente, "Casa do Amor” e foi a partir daqui que os reinos foram estabelecidos. O Amor é entendido como um poder se contrai na benevolência cósmica e nos liberta para a tranqüilidade, paz e alegria – e o que entendemos ser iwa rere, um caráter feliz ou bom, cujo prêmio final é a abundância, a plenitude de todas as coisas boas.

Caráter/iwa é um conceito complexo. Ifá nos ensina que iwa nasceu inquieta e curiosa, pois ela era atraída ao mundo da matéria, intrigada pela sua natureza apaixonada. Se olharmos para o conceito de iwa na perspectiva do Simpósio de Platão e Timeu, pode parecer que iwa  caráter - É o amor. O amor pode ser direcionado para ao infernal, às estrelas e para os outros – e essa é uma parte de sua complexidade. Iwa assume uma determinada forma ao mesmo passo que se move ao redor no mundo. Com uma boa orientação isso pode ser bom, porque a bondade refinará a bondade inerente à beleza do caráter. Mesmo que todos nasçam bons e com um coração de Amor, o mundo acontece - e vamos construir, como Glauco, cascas e formas alienígenas sobre o nosso caráter, seja para interagirmos ou para defender aquela chama de Amor que está se apagando ao passo que caminhamos em nossa vida.

Neste processo, onde o Amor é esquecido, o destino também é esquecido, e fazemos uma curva para dentro - para aquilo que chamamos de self, que tantas vezes é confundido com as cascas do ego materialmente construído que quer chamar a atenção e se posicionar no mundo. Isto pode ocorrer de várias formas, e uma delas é a reconstrução de algo que parece sustentar seu próprio caráter retrógrado. Aqui corremos o risco de construir casas de cartas, e como Ifá, em uma estação de Ogbètúrá diz:

Ire gbogbo tá a ní, ta, à níwà
Ire oníre ni
Ìwà, Íwà l’a nwá o, ìwà
Omo olómo ni.
Ìwà, `iwà l’a nwá o, ìwa.
B’á a l’áso, ta à níwa,
Aso aláso ni.
Ìwà, ìwà l’a nwá o, ìwà.
Ire gbogbo ta a ní, ta à níwa,
Ire oníre ni.
Ìwà, ìwà l’a nwá o, ìwà.

Traduzido como segue:

Se tivermos dinheiro e não temos caráter,
O dinheiro pertence à outra pessoa.
Caráter, Iwa, é o que procuramos, caráter.
Se tivermos filhos e não temos caráter,
Os filhos pertencem à outra pessoa.
Caráter, Iwa, é o que procuramos, caráter.
Se tivermos uma casa e não temos caráter,
A casa pertence à outra pessoa.
Caráter, Iwa, é o que procuramos, caráter.
Se tivermos roupas e não temos caráter,
As roupas pertencem à outra pessoa.
Caráter, Iwa, é o que procuramos, caráter.
Todas as coisas boas que temos, se não temos caráter,
Estas coisas boas pertencem à outra pessoa.
E assim, é caráter, Iwa, que procuramos. Caráter.

Este verso nos conta sobre a importância de sermos verdadeiros com nós mesmos, com a nossa vocação e também com os fatos que estamos lidando. Ogbe Meji nos diz que nunca devemos chamar o vermelho de preto, e o preto, de vermelho. É um chamado a tomarmos corretamente os fatos, ao mesmo tempo em que construímos nossa abundância em conformidade com o destino. A idéia de fato na teologia de Ifá se relaciona à verdade  e a verdade é o reconhecimento daquilo que pertence a você pelos ditames da tradição e da ancestralidade. Isto significa que qualquer mentira usada para construir um alicerce para o futuro em algum tempo se quebrará, porque não lhe pertence - seu caráter reforçado pelos poderes do Amor fará com que este falso alicerce se quebre sob seus pés. A honestidade e a honra são as setas da bússola do caráter - é isso é o que motiva o Amor a ascender e manifestar o seu abençoado destino.

Perder-se nas estradas do Amor é uma coisa, mas fazer casas de cartas na terra do Amor é, de fato, uma tolice. Já há algum tempo acompanho o movimento de certo "Conselho de um” que possui o ambicioso objetivo de fornecer um caminho para muitos. Nisso, ele toma um fórum público como um profeta auto-proclamado das artes da virtude. Esta figura é agressiva e egocêntrica e nomeia os inimigos para que possa defender o que usurpou, proclamando a sua mentira como se fosse uma mentira coletiva. Vejo a isto como um evento triste, porque este “conselho de um” é, claramente, uma demonstração de um caráter que vai mal. Em outras palavras, o que ele constrói sobre mentiras e fantasia não é dele  e pertence à outra pessoa.

Vejo a necessidade destas casas de cartas enquanto caminhamos em na terra do amor. Eles são sinais parada, mas ainda assim, o homem que abraça o amor também reconhece seu adversário ... cujo nome é desrespeito  e parafraseando o odu Ìkáogbe:

Você é tão desrespeitoso que rola pano seco no fogo?
Você é tão desrespeitoso que faz de uma víbora viva um cinto?
Você é tão desrespeitoso que arrebata a coroa do rei para você mesmo usá-la?

  
Ifá fala sobre o respeito ao destino e os papéis, porque usurpar um território é um sinal de mau caráter, de que você não encontrou a sua estação. Ifá fala sobre como se deve evitar provocações quando se está em terreno frágil. Fala de todos os sintomas de um caráter que fora de ponto. Quanto mais o desespero e agitação crescem, mais o caráter perdido se revela em falsidade, e, finalmente, o que ele usurpou será retirado dele.

Então, seja um ser de Amor que procura o que é bom  e desta maneira o destino lhe abraçará com abundância e você encontrará a sua verdadeira porção de amantes... Desta forma, seu caráter encontrará com o que é bom e belo, e então, pode lhe abençoar e abençoar qualquer outro que você encontrar.